9.9.05

Dias Loureiro - um case study

As universidades de economia e gestão exortam os nossos meninos e meninas a serem empreendedores, planearem estrategicamente, estudarem as necessidades dos consumidores, lançarem produtos inovadores, conquistarem novos mercados, melhorarem continuamente a qualidade, ambicionarem a excelência, motivarem os trabalhadores e serem rigorosos nas contas.

Essas recomendações podem ser excelentes na América e noutras paragens exóticas, mas não é fácil entender como poderão resultar em Portugal.

Proponho que os estudantes sejam antes estimulados a estudar o caso "Dias Loureiro", para ver se conseguem entender como é que um jovem jurista pobrete da província chegado a Lisboa com uma mão à frente e outra atrás, pode, após uma passagem pela política ao mais alto nível, constituir uma fortuna considerável em resultado do seu envolvimento nos mais variados negócios, ao ponto de poder dar-se ao luxo de rapar o bigode.

Sugiro ainda que concentrem a análise em cinco pontos essenciais: a) constituição e gestão da carteira de negócios; b) estruturação da cadeia de valor; c) construção e reforço da vantagem competitiva; d) internacionalização da fileira; e e) relacionamento com os stakeholders.

Quando as escolas de gestão começarem a ensinar o que verdadeiramente interessa, aí sim, poderemos ambicionar ombrear com a Irlanda e a Finlândia utilizando apenas e só as capacidades e os recursos com que Deus teve a bondade de nos dotar.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a maioria dos portugueses continua a permitir tudo, e a aceitar como inevitável ser ROUBADO!
e a corrupção a crescer...

7:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é...

É assim que se percebe por que razão muitos políticos são contratados pelas empresas privadas.

Não é certamente pelos seus conhecimentos de marketing ou de gestão. A maioria destes nem sequer sabe o que isso é e secolocados no mercado, sem acesso a cunhas e compadrios, não durariam muitos dias.

O apport que eles trazem a estas empresas é de outra natureza...

12:21 da manhã  
Blogger Luís Cracel Viana said...

Existe sempre o problema da relação causa-efeito. Quantos exemplos não poderíamos nós dar de empresários bem-sucedidos sem terem passado pela política? O que o senhor "Gajo" está a fazer com este post é uma intoxicação, na medida em que não adianta quais os factos ou circunstâncias que permitam estabelecer uma conexão entre a passada actividade política e os negócios actuais do Sr Dias Loureiro. Acho que quem escreve num espaço público como a Blogosfera fica investido em algumas responsabilidades que certamente num futuro próximo serão legalmente consagradas.

12:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Do melhor que aparceu na blogosfera.
Voltaire

12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O "filipe" que não se preocupe com os empresários sérios, eles, nem gostam do Loureiro. Mas é obvio que está a pedir censura...

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó gajo, tás passado no tempo. Dias Loureiro um case study? Estudem mas é o Armando Vara e os varinos todos amigalhaços do Sócrates e do Coelho. Os pontos podem ser os mesmos 5, devendo acrescentar um sexto e muito importante:aprender a fazer como os gatos, teoria grandiosa do papá Soares que o filhote João não pôs sempre em prática e agora lá vem o velhote limpar o resto.
Olhe gajo, se é com belezas destas que conquistou a blogosfera, vale mais deixar entrar a menina.

11:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também não deixa de ser verdade que a última palavra dos Lusíadas é...inveja

1:27 da manhã  
Blogger MFerrer said...

Todos os casos de enriquecimento súbito, tirando a lotaria,deviam ser objecto de análise obrigatória por parte das finanças e autoridades judiciais.
Só assim este País irá algum lado.
Enquanto grassar a impunidade, o compadrio e acorrupção temos o direito de duvidar da bondade das acções que lhes permitiram enriquecer over night!
Passem por
http://homem-ao-mar.blogspot.com

8:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blog. Fino sentido crítico e talento para a escrita. É notório o embaraço que estas qualidades causam a certos indivíduos.
Dias Loureiro é um bom exemplo do sistema de "revolving door" entre o universo político e os interesses das grandes corporações económicas e financeiras. Mas há mais casos, inclusive na área que se afirma como sendo de esquerda.

7:02 da manhã  
Blogger José Pires F. said...

Gostei e já o Linkei.

10:38 da manhã  
Blogger Rui Martins said...

Essas universidades e cursos já existem e chamam-se "juventudes partidárias".

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OUTRO GRANDE CASE STUDY É A PERSONAGEM Ângelo Correia. Personagem muito sinistra e escorregadia.

11:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só será credível quando propuser outro case study, o António Vitorino

9:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home